Select Page

A Escola de Ministério Grão de Mostarda existe para, enfaticamente, impactar a Igreja local, inspirando, equipando e desafiando os membros do “corpo de Cristo” e seus líderes com princípios aplicáveis e idéias práticas para viverem a vida cristã em sua plenitude, e, assim, melhor cumprir o mandato da Grande Comissão.

Uma palavra do Diretor Geral

É uma imensa alegria dizer a todos, bem vindos à Escola de Ministério Grão de Mostarda! Depois de vinte e cinco anos de tentativas ministeriais marcadas por frustrações, o Senhor nos agraciou com um ministério emergente, revitalizado e vibrante, e, Isto é o que precisávamos para servir de respaldo para o que estamos iniciando agora.

A escola de Ministérios Grão de Mostarda é uma iniciativa da Missão Cristã Grão de Mostarda, uma pequena semente de fé plantada no dia 11 de maio de 1994, em Brasília, DF. Desde seu inicio, esta “Igreja“ tem sido muito bem sucedida, obtendo resultados expressivos realizando ministérios com total sucesso, em diversas áreas. Sua marca principal é a simplicidade. Seu livro é a Bíblia, seu credo é Jesus Cristo; postula que “Não Somos Os Únicos, Mas Unicamente Discípulos”. Seu maior patrimônio é o seu povo.

Iran Bernardes Costa é casado com Neuza Maria S. Costa. É formado em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico do Brasil, Belo Horizonte, MG; Bacharel em Direito pela UFMT, Mestre em Artes em Religião pelo Emmanuel School of Religion, TN, USA. e é Doutorando pela Faculdade Teológica Sul Americana, Londrina , Paraná.

Uma palavra do Diretor de Formação Integral

Nos úlimos 50 anos temos constatado grandes mudanças ocorridas no mundo. Palavras e conceitos que nem existiam há pouco tempo passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Neste contexto a Igreja também tem passado muitas mudanças, ainda que o Evangelho permaneça o mesmo. A Escola de Ministérios Grão de Mostarda nasceu da necessidade que a Igreja tem de levantar e treinar uma liderança para esta época.

O Reino de Deus está expandindo por todo o mundo de maneira assutadora através de pequenos grupos e pequenas congregações espalhadas por várias regiões do mundo. Estas pequenas congregações, bem como as grandes, contam com líderes que ainda necessitam de treinamento à altura dos desafios atuais.

Assim, temos o prazer de convidar a todos a se unirem à nós nesta nova e empolgante aventura e iniciativa de desenvolver uma nova geração de líderes de vanguarda para estes dias.

Bruce Colson é casado com Marineide R. Colson. Bruce é graduado em Teologia pelo Crossroads College, em Rochester, MN; possui Mestrado em Divindade pelo Emmanuel School of Religion em Johnson City, TN e Estudos Graduados de Missões, pelo Fuller Theological Seminary.

ESCOLA: A palavra escola neste caso indica nossa ênfase no caráter humilde de um discipulado planejado para produzir uma liderança e serviços de qualidade. Escola diz respeito à busca de habilidades práticas, e não apenas informações. Sobretudo, a escola visa o desenvolvimento do caráter pessoal, preparando a Igreja e seus membros e líderes para o Ministério da reconciliação.

…DE MINISTÉRIOS: Trata-se de formação ministerial e não apenas intelectual. A escola teológica convencional ensina teologia para produzir ministros (servos, obreiros e pastores). A Escola de Ministérios, ao contrário, ministra serviços e assim, pretende obter ministros que acabam aprendendo também um pouco de teologia.

…GRÂO DE MOSTARDA: é uma ideia de celebração da insignificância e da simplicidade. Não pretendemos grandeza, pelo contrário, “Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, aquelas que não são para reduzir a nada, aquelas que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença do Senhor” (1 Coríntios 1:28-29).

TESE FUNDAMENTAL

A Igreja é essencial para a redenção de toda a humanidade e para a edificação de cada membro através do cumprimento de ministérios efetivos e a continuada formação de novos líderes.

VISÃO

A Escola de Ministério Grão de Mostarda visa prover a igreja local de um ministério revitalizado, em todo o mundo:

– Desenvolvendo módulos de treinamento que sejam sólidos em conhecimento e inspiração, e doutrinariamente sadios e práticos para o ministério.

– Desenvolvendo um corpo docente que possa guiar esses módulos de tal maneira que sejam aplicáveis à vida ministerial dentro do contexto cultural onde o módulo está sendo oferecido.

OBJETIVO

Proporcionar ao discípulo, condições para viver a vida em Cristo de forma plena, tornando-o um líder, e preparando-o para exercer seu ministério de forma excelente. Objetivamos, portanto, formar líderes capazes de exercer seu ministério, muito mais por sua influência moral e espiritual do que pelo conhecimento.

ASPECTOS GERAIS

Princípio do sacerdócio universal – enfatizamos que todos os membros da Igreja têm a incumbência da proclamação e do discipulado, e para isso devem ser bem preparados; Sistema consorcial de ensino e aprendizagem – isto significa que “ninguém é tão ignorante que não possa ensinar; e ninguém é tão sábio que não possa aprender mais”. Isto é a prática da educação continuada, ao longo da vida e do ministério; Valores funcionais – Recursos humanos, tecnológicos, físicos, Intelectuais, espirituais, motivacionais, são valores funcionais nesta escola; Experiências transculturais – Através de Intercâmbios internacionais de alunos e professores tais experiências serão seriamente encorajadas.

ASPECTOS CURRICULARES

O currículo da escola será constituído tanto de elementos objetivos, ou seja, disciplinas que visam o desenvolvimento do intelecto; como subjetivos, valores psicológicos internalizados ao objetivo, tais como: atitudes, palavras e ações. A Escola oferece um variado currículo, levando-se em conta os aspectos da necessidade, da oportunidade, e da aplicabilidade, nas áreas de: Divindade: Conhecendo Deus como Pai, Filho, e Espirito Santo, Humanidade: Conhecendo o Homen, sua queda e restauração, Revelação: Conhecendo e vivendo a Palavra de Deus Profundamente, Comunidade: Vivendo como O Povo de Deus aqui na Terra, Família: Restaurando os Principios de Deus para a Familia.

PÚBLICO ALVO

Esta instituição é aberta e pretende servir a todos os cristãos interessados, procedentes de qualquer legenda evangélica, com testemunho cristão autêntico. Esta iniciativa pretende servir ao Reino de Deus, sem distinção ou barreiras preconcebidas. Todos aqueles que têm tido real experiência de salvação em Jesus Cristo e que desejam servi-lo melhor, são muito bem vindos. A Escola de Ministérios Grão de Mostarda estende esta oportunidade a todos. Além do treinamento específico e habilidades ministeriais, a escola oferece fundamentos para uma ética bíblica visando resgatar os valores morais, atualmente tão raros na vida profissional, na cidadania, na família, e na igreja.

COMO FUNCIONA

A Escola de Ministério Grão de Mostarda funcionará de modo a atender às necessidades de formação de líderes para a igreja, onde quer que haja esse desafio, em qualquer parte do mundo. Os estudantes terão suas aulas em módulos, tanto na sede da escola, bem como em determinadas localidades. A Escola procurará disponibilizar, dentro do possível, professores com as habilidades e dons que melhor atendam às necessidades da igreja local, no país onde ela se encontra. Lembramos que esta escola não possui registro de reconhecimento no Ministério da Educação, estando, portanto, dentro da categoria de cursos livres.